Saúde de Tijucas realiza ação da campanha "Dezembro Vermelho" em comunidade do interior

15/12/2023 12:46

Nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, a Administração Municipal de Tijucas, através da secretaria de Saúde, promoveu uma ação muito significativa no Salão adjacente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Porto da Itinga. A iniciativa se referia à campanha "Dezembro Vermelho", dedicada à conscientização e combate ao HIV/AIDS. Adolescentes, adultos e idosos participaram atividades que foram realizadas no período matutino, com início às 8h45min.

“A campanha visa desmistificar o estigma associado ao HIV/AIDS, promovendo a educação e a compreensão sobre a transmissão, prevenção e tratamento da doença. Ao fomentar o conhecimento, a campanha contribui para a quebra de barreiras sociais e para a criação de ambientes mais inclusivos e compassivos para as pessoas vivendo com HIV”, comentou o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

O evento foi cuidadosamente planejado, oferecendo uma programação abrangente que incluiu um miniteatro informativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), seguido por uma dinâmica interativa de perguntas e respostas sobre o tema. Para os participantes, foi disponibilizado gratuitamente o teste de sorologia destinado a adultos e idosos, visando não apenas o diagnóstico precoce, mas também a promoção da saúde sexual.

“Nós ainda distribuímos kits para prevenção de ISTs, enfatizando a importância da prevenção. Entre as atividades, destaco a oferta de vacinas e um animado sorteio de brindes, tornando o evento não apenas educativo, mas também envolvente para toda a comunidade. A excelência dessa iniciativa ressalta o comprometimento da Secretaria de Saúde de Tijucas em promover a conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis no município”, finaliza Cassiana Pirath, coordenadora municipal da Atenção Básica.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação