Secretaria de Assistência Social dá início a mutirão de visitas familiares

25/05/2023 16:26

A partir deste sábado (27), a equipe da secretaria de Assistência Social de Tijucas dará início a um mutirão de visitas domiciliares. O objetivo é fazer a averiguação cadastral unipessoal, ou seja, daqueles casos em que somente uma pessoa está cadastrada. Essa iniciativa visa verificar a veracidade das informações cadastrais de beneficiários de programas sociais, evitando possíveis irregularidades e garantindo que os recursos sejam direcionados adequadamente.

“O procedimento de averiguação cadastral unipessoal consiste na visita de técnicos e assistentes sociais às residências dos beneficiários, a fim de verificar as informações fornecidas no Cadastro Único e confrontá-las com a realidade do domicílio. Essa ação permite identificar possíveis divergências, como a composição familiar, a exclusão de pessoas do cadastro ou omissão de informações relevantes”, explica a secretária de Assistência Social de Tijucas, Bianca Machado.

As equipes estarão devidamente identificadas com crachá e orientadas sobre a abordagem respeitosa e sigilosa que deve ser adotada durante as visitas, respeitando a privacidade dos beneficiários. Com a realização das visitas domiciliares, é possível identificar eventuais fraudes, como o acúmulo indevido de benefícios, uso de documentos falsos ou informações inconsistentes. Dessa forma, o mutirão contribui para uma gestão mais justa e equitativa dos recursos públicos.

Além disso, a ação também busca fortalecer o vínculo entre os beneficiários e os programas sociais, promovendo uma relação de confiança e transparência. Os técnicos e assistentes sociais têm a oportunidade de esclarecer dúvidas, orientar sobre outros serviços disponíveis e ouvir sugestões e críticas dos beneficiários, possibilitando a melhoria contínua das políticas públicas.

“A iniciativa tem como objetivo principal aprimorar a efetividade dos programas sociais, garantindo que os benefícios cheguem efetivamente às pessoas que realmente necessitam. Em um contexto em que a transparência e a eficiência na gestão pública são fundamentais, o mutirão de visitas domiciliares representa um avanço significativo. Por meio dessa ação, reafirmamos nosso compromisso com a responsabilidade fiscal, a equidade social e o atendimento adequado às demandas da população”, destacou o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira