Secretaria de Desenvolvimento Econômico comemora recorde histórico na geração de postos de trabalho

15/02/2022 9:10

Planejamento, estratégia e conhecimento. Termos que são seguidos à risca pela administração Pública de Tijucas. Ainda em 2020, a cidade já se destacava como a segunda maior facilitadora ao empreendedorismo do Estado. Resultado de uma parceria firmada entre Administração Pública e iniciativa privada no Município alguns anos atrás.

A iniciativa, que faz parte do Programa Tijucas Empreendedora, trata da captação de empresas, qualificação profissional aos munícipes e, como consequência, a geração de um número gigantesco de vagas a disposição da comunidade, o atendimento diferenciado às Micro e Pequenas Empresas - MPEs e Empreendedores Individuais – MEIs também fazem parte do projeto.

Com aproximadamente 38.000 habitantes em 2010 e hoje ultrapassando os 50 mil habitantes, Tijucas é reconhecida como um dos principais polos de indústrias, comércio e serviços de Santa Catarina. Em 2022, a cidade está vivendo uma transformação e a expectativa é de que seja mais um ano promissor, com a instalação de novas empresas e postos de trabalho.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jean Carlos de Sieno dos Santos (Jean do Nico), esclarece que desde 2018, a cidade vem anualmente batendo recordes históricos na geração de emprego e renda.

Uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED apontou um saldo positivo de admissões. "Mesmo no pior período da Pandemia, conseguimos garantir que 1.617 pessoas tivessem acesso a novos empregos e a tão sonhada carteira assinada", comemora.

Jean destaca a parceria com a iniciativa privada, a excelência da equipe na divulgação de vagas e a agilidade no atendimento pelo Sine como fatores preponderantes para que a cidade tenha sucesso na geração de empregos.

Em parceria com o Sebrae, o Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo implantar políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos e com isso, aprimorar o ambiente de negócios. Diversas ações já estão programadas para o início do semestre.

"Nossa expectativa é que Tijucas alcance novamente essa meta. Para isso, esperamos fazer um processo de abertura de empresas ainda mais ágil e menos burocrático em 2022. Que seja de fácil entendimento aos empresários", finaliza.

Sobre o Programa Cidade Empreendedora

O ciclo 2021/2022 foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Ele conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. Além dessa base, que é comum a todos que aderirem ao programa, o município poderá escolher entre as mais de 70 soluções disponíveis quais deseja executar, organizadas em 11 verticais estratégicas: Cidade Líder, Cidade Confiável, Cidade Agro, Cidade Mulher, Cidade Comunicativa, Cidade Educadora, Cidade Sustentável, Cidade de Negócios, Cidade Turística, Cidade Criativa e Cidade 4.0.

Texto: Emili Archer| Sebrae/SC | Foto: Arquivo PMT