Secretaria de Saúde de Tijucas promove educação em saúde bucal

25/10/2023 8:29

No dia 25 de outubro, que marca o Dia Nacional da Saúde Bucal, a secretaria de Saúde de Tijucas reforça seu compromisso com a prevenção de problemas odontológicos entre crianças e adolescentes. Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) local se uniram ao projeto Crescer da Portobello para fornecer orientação especializada sobre a escovação correta dos dentes.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, enfatizou a importância desta iniciativa. "Estamos comprometidos em investir na educação e saúde dos nossos jovens. A saúde bucal é um aspecto crucial do bem-estar, e começar cedo com a educação sobre escovação adequada pode prevenir uma série de problemas futuros. Estamos orgulhosos de contar com os profissionais do CEO para compartilhar seus conhecimentos e fazer a diferença na vida de nossos pequenos", afirmou o secretário “Tem”.

Os profissionais do CEO proporcionaram uma experiência prática e esclarecedora aos alunos. Durante as sessões, eles demonstraram técnicas de escovação eficaz, deram dicas sobre o uso correto do fio dental e discutiram a importância da dieta para a saúde bucal. Essa colaboração é um passo significativo em direção a uma comunidade mais saudável e bem-informada.

“A iniciativa demonstra o compromisso da Administração Municipal de Tijucas em investir na saúde futura das crianças e jovens, fornecendo-lhes conhecimento e habilidades que os acompanharão ao longo de suas vidas. Através de parcerias como essa, a comunidade local se beneficia com uma geração de alunos mais conscientes da importância da saúde bucal e, por consequência, com sorrisos mais brilhantes e saudáveis”, comentou o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.

Sobre o dia 25 de outubro

Instituída pela Lei nº 10.465/2.002, esta data comemorativa tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da saúde bucal. A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação