Segurança nas escolas: prefeito autoriza implantação de grades nos muros das unidades

14/04/2023 11:36

Em reunião nesta sexta-feira (14) com a secretária municipal de Educação, Deise Juliana Silveira, o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha autorizou a compra de grades para colocação nos muros das escolas municipais.

Segundo o prefeito, o objetivo é aumentar a proteção das unidades escolares instalando grades na parte superior dos muros. Com isso, os mesmos ficarão mais altos, porém, sem prejudicar a visibilidade da parte interna da escola, o que também aumenta a segurança.

DEMAIS MEDIDAS ADOTADAS

- VIGIAS NAS ESCOLAS

Além da implantação de grades, que terá processo licitatório deflagrado nos próximos dias, o prefeito também providenciou a contratação de vigias para todas as escolas municipais, os quais já estão em atividade.

- REDE DE PROTEÇÃO (Whatsapp)

A rede de proteção, que funciona através de um grupo de whatsapp entre diretores de escolas e polícia militar, também já foi criado e ativado.

- REUNIÕES DE PAIS

A orientação aos pais sobre as medidas de segurança que já devem começar em casa, estão sendo discutidas pelas escolas através de reuniões de pais, que estão sendo realizadas diariamente, conforme programação de cada unidade.

- DETECTORES DE METAIS

Outra medida que está sendo analisada pela administração municipal é a aquisição de detectores de metais para uso nas escolas. A utilização ou não e o modelo mais adequado estão sendo estudados pela secretaria municipal de educação.

- RONDAS POLICIAIS

No mesmo dia em que aconteceu o triste atentado em Blumenau, o prefeito de Tijucas já solicitou, por meio de ofício, intensificação nas rondas policiais nas áreas escolares. O comando local também participou de reunião com diretores escolares, onde se fez presente o Tenente Coronel Eder Jaciel e na oportunidade já colocou a corporação à disposição para auxiliar neste enfrentamento.

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Patricia Ferreira