Temporariamente indisponível
3 horas atrás
Evento reuniu profissionais, autoridades e comunidade para fortalecer a prevenção ao suicídio.
Na manhã desta quinta-feira (11), Tijucas realizou mais uma ação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. O encontro aconteceu no Anfiteatro Leda Regina, no Centro, reunindo estudantes, profissionais de saúde, lideranças e comunidade em uma ampla roda de diálogo sobre saúde mental e valorização da vida.
A programação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do CAPS e da Rede de Atenção Psicossocial. Estiveram presentes a secretária de Saúde, Margareth Cadore, a coordenadora do CAPS, Ângela, o coordenador da Atenção Primária, Leonardo, a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Lorena, a secretária de Assistência Social, Bet, além do vereador Júlio, representando o Legislativo Municipal.
Ao longo do evento, palestrantes abordaram a importância de falar abertamente sobre o sofrimento emocional, identificar sinais de alerta e buscar ajuda. Dados recentes mostraram que, somente em 2025, Santa Catarina já registrou centenas de casos de suicídio, com maior incidência entre homens de 30 a 39 anos. Em Tijucas, também houve aumento nos registros em comparação ao ano anterior.
A secretária de Saúde, Margareth Cadore, destacou a importância da escuta e da empatia no dia a dia. “Às vezes, por trás de um ‘está tudo bem’, existe alguém gritando por dentro. Falar é um ato de coragem e ouvir sem julgamento pode salvar vidas. Que possamos ser como os girassóis: quando não há sol, voltam-se uns para os outros em busca de energia e apoio”, afirmou.
A coordenadora de Saúde Mental de Tijucas, Patrícia Oliani, reforçou o papel das políticas públicas e da informação correta na prevenção:
“O Setembro Amarelo é um mês dedicado à prevenção ao suicídio. Falar é a melhor solução! Se você está passando por algum problema, procure ajuda profissional. Não se cale. O governo federal sancionou, no dia 8 de setembro, uma lei que obriga os órgãos públicos a divulgarem a campanha, com o objetivo de salvar vidas. Quanto mais disseminada e correta for a informação, mais vidas serão preservadas. É importante lembrar que o CAPS oferece todo o tratamento necessário às pessoas com sofrimento psíquico grave e que conteúdos de automutilação não devem ser compartilhados em redes sociais”.
O evento contou ainda com palestras de psicólogos, médicos, jornalistas e profissionais da segurança pública, além de apresentações com dados epidemiológicos recentes e relatos de vivência na saúde mental.
• Mariana Souza de Oliveira – Psicóloga formada pela Universidade Federal de Pelotas, especialista em ABA. Atua no CAPS de Tijucas.
• Bárbara Giovana Bortoloci – Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua no CAPS de Tijucas.
• Dra. Nataly Bezerra – Médica graduada no exterior em 2018, com revalidação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente clínica geral e pós-graduanda em Saúde Mental, atuando no CAPS de Tijucas.
• Victoria Paim Rodrigues – Enfermeira, especialista em Perícia Criminal e Investigação Forense, Liderança e Gestão de Equipes e Saúde Pública. Atua no Serviço de Atendimento Especializado.
• Patrícia Oliani – Coordenadora de Saúde Mental do município de Tijucas. Possui experiência em gestão estadual e municipal de saúde mental, além de atuação na atenção básica.
• Cabo PM Mayckson Alves da Silva – Integrante da Polícia Militar de SC desde 2013. Possui cursos de Táticas Policiais, Operações Especiais (COESP), Negociação de Crises (GATE/SP), APH Tático e formação em Teologia (FURB) e Direito (IES FASC).
• Tiffane Soares – Jornalista formada pela Faculdade Estácio de Sá (2010). Atualmente repórter e editora no canal VipSocial de Tijucas.
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas
Redação: Pyerre Cabral – Diretor de Comunicação
Fotos: Larissa de Souza
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil