Situação Alarmante: Tijucas tem aumento significativo no número de casos de dengue

01/02/2024 16:48

Os números relacionados à dengue no município de Tijucas têm gerado preocupação entre as autoridades de saúde. Ao encerrar o mês de janeiro, foram registrados 92 casos da doença na cidade. Da mesma forma, o Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (1º) dados alarmantes sobre a doença em todo o país. Em janeiro ocorreu um aumento de mais de 160% no número de casos (243.721 casos), se comparado a janeiro de 2023, no Brasil.

Em Tijucas, o período entre os dias 14 e 21 de janeiro foi especialmente crítico, com um aumento expressivo de 44 novos casos positivos. Ainda mais preocupante é o fato de que 67 pessoas aguardam pelos resultados dos exames, indicando a possibilidade de um cenário ainda mais desafiador nos próximos dias.

Foco de propagação

O epicentro dessa preocupante situação concentra-se no bairro Areias, mais precisamente no loteamento Jardim Progresso, que apresenta a maior quantidade de casos positivos de dengue. Diante desse cenário crítico, a Secretaria de Saúde de Tijucas, por meio da Vigilância em Saúde, intensificou as medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti no local. Durante o mês, já foram realizadas duas pulverizações de inseticida, visando conter a propagação do vetor responsável pela transmissão da dengue.

Chamado à ação

Diante da situação emergencial, é crucial que a população também desempenhe um papel ativo no combate à dengue. A eliminação de água parada, o cuidado ao tampar caixas d'água e piscinas, bem como a atenção aos recipientes que possam acumular água, são medidas simples, mas eficazes, para impedir a reprodução do mosquito transmissor. A colaboração de todos é fundamental para reverter essa situação e proteger a comunidade contra a propagação do vírus da dengue.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, reforçou o pedido de colaboração da população até em receber a equipe de Combate à Endemias. “Estamos enfrentando desafios quanto a fiscalização, muitos moradores não permitem que nossa equipe verifique possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegytpti, sem pensar que se o local estiver contaminado, o mosquito pode transmitir dengue e outras doenças para os membros da família e aos vizinhos. Então, pedimos a colaboração de toda a comunidade para receber nossos profissionais. Esta é uma medida que pode salvar vidas”, finalizou.

Confira o Boletim Online aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação