Tijucas e Canelinha são contra instalação de aterro sanitário

30/08/2021 11:15

Em 2017, após, um grande movimento popular e diante da recusa do prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, uma empresa que havia apresentado interesse em instalar um aterro sanitário na localidade Nova Descoberta teve que desistir do projeto.

O assunto, no entanto, voltou à tona neste ano com a notícia de uma nova tentativa de instalação, tendo desta vez, parte do empreendimento também em área pertencente ao município de Canelinha.

Preocupados com o avanço das tratativas, moradores de Nova Descoberta pediram uma reunião nesta segunda-feira (30) com o prefeito de Tijucas da qual também participou o prefeito de Canelinha, Diogo Maciel. O presidente da Câmara de Vereadores de Canelinha, vereador Robinson Carvalho Lima e a advogada da prefeitura de Tijucas, Anáxagora Alves Machado Rates também estiveram presentes.

Na oportunidade, o prefeito de Tijucas reforçou sua posição contrária à instalação de aterro sanitário no município e afirmou que Tijucas ainda não emitiu qualquer documento neste sentido.

“Continua valendo o que eu afirmei lá em 2017 aos moradores de Nova Descoberta. Se não é de interesse da comunidade, acompanho a vontade dos moradores e mantenho minha decisão de impedir este tipo de instalação em Tijucas”, disse o prefeito.

O prefeito de Canelinha também se manifestou contrário. “Da mesma forma, nós, em Canelinha, também somos contra o empreendimento. Inclusive já tive reunião com o empresário, ele sabe que Canelinha não tem interesse, estive no IMA (Instituto do Meio Ambiente) para verificar os detalhes desta licença que foi emitida e manteremos nosso posicionamento evitando a liberação de qualquer documento por parte do município que autorize a instalação”, afirmou o prefeito Diogo.

O presidente da Câmara de Vereadores de Canelinha, Robinson Carvalho Lima, também se colocou à disposição para ajudar os municípios a impedirem a vinda do empreendimento.. “Estamos acompanhando de perto esta situação e se for preciso formular algum documento, fazer algum requerimento formal neste sentido, a câmara de vereadores está à disposição”, disse o vereador.

Os moradores de Nova Descoberta saíram da reunião satisfeitos com o que ouviram. “Já tínhamos a garantia do Prefeito Eloi e agora, ouvindo o prefeito Diogo, ficamos mais tranquilos. É importante que os dois municípios estejam juntos nesta luta”, disse Zezinho, morador da localidade e presidente da Associação de Moradores de Nova Descoberta.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva