Tijucas ouve comunidade sobre implantação de Instituto Federal

14/07/2023 10:46

Na noite desta quinta-feira (13), Tijucas realizou uma audiência pública para tratar da possível instalação de um Instituto Federal no município. O evento foi realizado no Anfiteatro Leda Regina de Souza e contou com a participação de uma plateia significativa, além de representantes dos dois Institutos Federais do Estado: o Catarinense e o de Santa Catarina.

Na ocasião, o deputado federal Pedro Uczai falou sobre a importância de uma instituição educacional de qualidade para transformação da comunidade onde ela está inserida. “Quando se fala em Instituto Federal (IF) nós estamos falando de uma escola técnica pública, gratuita e de muita qualidade técnica e profissional nas várias áreas de conhecimento, isso muda a vida dos jovens, muda a vida da família e transforma a vida da comunidade”, comentou o deputado Pedro.

Pessoas de toda a região participaram da audiência, incluindo o prefeito de Canelinha, Diogo Maciel, que também vê a importância do instituto para as comunidades vizinhas. “É uma excelente oportunidade para todo o Vale, é mais uma grande opção de aperfeiçoamento, de estudo, de qualificação da nossa mão de obra. O Instituto Federal com certeza vai agregar a todo Vale do Rio Tijucas”, afirmou o prefeito Diogo.

O prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, colocou o município à disposição dos institutos para auxiliar no processo de implantação e afirmou ser um sonho ter um Instituto Federal no município. Ele também já anunciou aos presentes a área onde pode ser instalado o instituto.

“Hoje nós temos um contingente enorme de empresas, de produção e a gente percebe a falta de qualificação profissional, a falta de mão de obra qualificada, então a instalação de um Instituto Federal vai dar oportunidade de uma mão de obra mais qualificada e isso contribui ainda mais para o desenvolvimento do nosso município”, destacou o prefeito Eloi.

Ao final do evento o deputado Pedro orientou o município quanto aos próximos passos a serem dados no processo. Foi formada uma comissão com 18 pessoas para tratar do assunto na cidade e ainda houve a votação para saber quantos queriam a instituição aqui. Todos os presentes aprovaram a sugestão.

O reitor do Instituto Federal de Santa Catarina, Maurício Gariba Júnior, explica quais serão os próximos passos a partir de agora. “O governo deve lançar um edital em que a prefeitura deve se inscrever. Deve ter alguns critérios a serem preenchidos, como a população acima de 40 mil habitantes, o número de estudantes de 9º ano, a contrapartida do município para construção de um campus, então tudo isso vai ser avaliado dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação. O fato da própria prefeitura ceder um terreno, estar disposta a investir numa instituição como a nossa é um outro fator positivo que Tijucas sai na frente de muitos municípios”, concluiu o reitor Gariba.

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza