Tijucas sedia capacitação regional sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

06/06/2023 17:19

A Gerência Regional de Saúde de Florianópolis (GERSA) realiza nos meses de junho e julho um ciclo de capacitações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (06), no Anfiteatro Leda Regina de Souza, em Tijucas.

Médicos e enfermeiros das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios da macrorregião estiveram presentes no evento que teve o objetivo de qualificar a rede de saúde, identificando precocemente e ofertando o acesso ao tratamento para pacientes diagnosticados com as doenças.

“Nosso objetivo também é garantir que a nossa comunidade esteja incluída nas ações voltadas a prevenção, conscientização e diagnóstico, bem como oferecer capacitação sobre manejo clínico para os profissionais da atenção básica, evitando o agravamento dos casos de ISTs no município”, explicou o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Sobre as ITSs

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual.

Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são:
•Herpes genital;
•Cancro mole (cancroide)
•HPV
•Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
•Donovanose
•Gonorreia e infecção por Clamídia