TIJUCAS TEM CONCEITO "A" NO TESOURO NACIONAL

18/10/2021 16:44

O município de Tijucas conta hoje com uma excelente capacidade de pagamento, ou seja, uma saúde financeira que permite à administração municipal contratar financiamentos e assim, aportar maiores investimentos em todas as áreas.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim, a prova está na nota do CAPAG, indicador da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que avalia a situação fiscal dos estados e municípios.

Segundo o secretário, após um amplo replanejamento da administração municipal para obter o equilíbrio financeiro, o município passou do conceito "C", em 2017, para o conceito A em 2020, que, no tesouro nacional representa a melhor nota para obtenção de operações de crédito.

Ainda de acordo com o secretário, além de ter acesso a mais opções de crédito, o município também garante menores taxas de juros já que os riscos diminuem com a elevação do conceito.

"O prefeito Eloi teve sempre uma preocupação muito grande em recuperar este equilíbrio do município e desde seu primeiro mandato temos trabalhado na eficiência da gestão, ou seja, com planejamento, economia e distribuição adequada de recursos. Com isso conquistamos este avanço na nota do Tesouro Nacional que agora nos permite captar mais recursos e realizar ainda mais no município", diz o secretário.

Tijucas tem nota A nos 3 itens do CAPAG, ou seja, tanto no indicador 1, que trata da capacidade de endividamento, como da poupança corrente como no indicador 3, que demonstra a liquidez do município (disponibilidade de caixa).

"Este avanço no conceito do Tesouro Nacional é uma grande conquista para o município e é resultado de um esforço conjunto de toda a nossa equipe para colocar o município em condições de pleno desenvolvimento. Com as contas em dia, um bom planejamento e o uso eficiente dos recursos, conseguimos garantir ao município não somente o equilíbrio financeiro que tanto buscamos, mas também maior credibilidade em todas as esferas", diz o prefeito.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva