Vacinação contra a Dengue começa amanhã (09) em Tijucas

08/04/2024 17:05

A partir de amanhã, terça-feira, dia 09 de abril, o município de Tijucas dará início à Campanha de Vacinação contra a Dengue. Neste primeiro momento, 960 doses do imunizante serão destinados à aplicação em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, a vacina disponibilizada é formulada com tecnologia tetravalente, capaz de conferir imunização contra os quatro sorotipos da doença. Sua administração será realizada por via subcutânea, seguindo um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre elas.

“É importante ressaltar que essa vacina não deve ser administrada simultaneamente com outros imunizantes, requerendo um intervalo mínimo de 24 horas em relação às vacinas inativadas - aquelas que são elaboradas a partir de agentes infecciosos mortos ou de uma partícula deles - e 30 dias para as atenuadas - aquela em que o vírus encontra-se ativo, porém, sem capacidade de produzir a doença”, esclarece a coordenadora Idarleni.

Confira recomendações importantes quanto à campanha:

• Pessoas que tenham contraído a Dengue só poderão receber a vacinação após seis meses da infecção.
  • Quem iniciar o esquema de vacinação, e logo após contrair a doença, precisa esperar 30 dias após o início dos sintomas para concluir o esquema de vacinação contra a dengue;
  • Além disso, mulheres com potencial para engravidar devem esperar 30 dias após a vacinação.
  • Ficam excluídas da campanha de vacinação pessoas que apresentem febre em menos de 24 horas,
  • Crianças menores de 4 anos e indivíduos com mais de 60 anos,
  • Portadores de HIV sintomático ou assintomático acompanhado por evidências de comprometimento da função imunológica,
  • Gestantes e lactantes.

Locais de Vacinação

Confira os locais de vacinação e os horários de atendimento:

• Centro de Especialidades Orlando Barreto (Centro) das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • UBS Renoldo João Rosa (Joáia) das 8h às 11h40 e das 13h às 16h30;
  • UBS José Manoel Reis (Areias) das 7h às 18h30 e
  • Centro de Saúde Dona Calina (Praça) das 7h às 18h30.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira | Foto: Saúde