Vacinação Covid em Tijucas nas unidades básicas de Saúde

07/12/2021 15:05

A partir de agora a campanha de vacinação contra a Covid em Tijucas é feita nas unidades básicas de Saúde, todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira.

Tanto as vacinações de primeira, segunda dose, como as de reforço, serão feitas nos postos de saúde centrais, em horários específicos para cada unidade.

Nos casos de primeira dose, basta efetuar cadastro no site da prefeitura (CADASTRE-SE AQUI) e se dirigir até a unidade básica mais próxima. No interior, a vacinação também vai acontecer, mediante agendamento.

A vacinação será retomada no dia 4 de janeiro de 2022, tendo em vista a necessidade de desinfecção terminal obrigatória anual que será realizada no dia 3 de janeiro em todas as salas de vacina do município.

*********************************

Confira:

Aplicação de 1ª dose, 2ª dose e dose de reforço:

De segunda a sexta-feira:

- Centro de Especialidades Orlando Barreto (Centro) – das 8h às 15h
- UBS Renoldo João Rosa (Joáia) – das 8h às 15h
- UBS José Manoel Reis (Areias) – das 7h30 às 12h
- UBS Dona Calina (Praça) – das 7h30 às 17h

Prazos de vacinação:

1ª dose

• Pessoas acima de 12 anos completos que ainda não receberam a vacina e que realizaram o cadastramento através do site da Prefeitura Municipal de Tijucas;
  • 12 a 17 anos (Vacina Pfizer)
  • 18 anos ou + (Vacina CoronaVac)
  • Gestantes, puérperas e lactantes- Vacina CoronaVac (mediante a autorização médica).

2ª dose

• Pessoas que realizaram a 1ª dose da vacina AstraZeneca há mais de 10 semanas;
  • Pessoas que realizaram a 1ª dose da vacina Pfizer há mais de 8 semanas;
  • Pessoas que realizaram a 1ª dose da vacina CoronaVac há mais de 21 dias

Importante: a segunda dose da vacina deve ser realizada com a vacina que iniciou o esquema, exceto Gestantes, que tiverem realizado a primeira dose com a vacina AstraZeneca e que portanto receberão como 2ª dose a vacina CoronaVac. Se o esquema tiver sido iniciado com a Pfizer, a 2ª dose deverá ser feita com vacina Pfizer.

3º dose (Dose Reforço)

A partir de agora todas as doses de reforço acontecem com intervalo de 4 meses.

• Pessoas com mais de 18 anos (com ou sem comorbidades) que possuem esquema completo com as duas doses das vacinas, AstraZeneca (Fio Cruz ou Covax), Pfizer e CoronaVac (Butantan) com intervalo de 4 meses a partir da data da 2ª dose;
  • Pessoas com Imunodeficiência Grave: o reforço deverá ser realizado com 28 dias após a 2ª dose ( mediante a comprovação da doença);
  • Pessoas com viagem agendada para o exterior: o reforço poderá ser feito com intervalo de 28 dias após a 2ª dose (mediante comprovante de viagem);
  • Gestantes, lactantes e puérperas: como a dose de reforço é feita com uma vacina diferente da primeira e segunda doses, é necessário apresentar autorização médica.

•Pessoas que realizaram a vacinação com a vacina Janssen: Quem tiver recebido a primeira dose de Janssen há mais de dois meses poderá receber a dose de reforço também com Janssen nas unidades de saúde. Já quem tiver recebido a primeira dose de Janssen e agora estiver na condição de gestante, lactante ou puérpera, deve receber a dose de reforço com vacina Pfizer. Neste caso, de doses de reforço, a vacinação também acontecerá nas unidades básicas de saúde.

Texto: Karina Peixoto Silva | Arte: Larissa Souza