Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Palestras e coletas de preventivos marcam Campanha Outubro Rosa em Tijucas

29/09/2022 9:31

O mês de outubro está chegando. Nesta época do ano acontece a campanha “Outubro Rosa”, conhecida mundialmente por realizar ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade e contribuir para a redução da mortalidade.

“Como em quase todas as doenças oncológicas, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. Esta importante campanha visa alertar não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce proporcionando mais acesso ao tratamento da doença”, comenta o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Para dar visibilidade à campanha, acontecerão várias palestras nas Unidades Básicas de Saúde de Tijucas durante todo o mês. A primeira delas acontece na próxima quarta-feira (05), nas UBS do bairro Joáia e da localidade do Timbé. Ambas as palestras falando sobre o autocuidado e prevenção ao câncer de colo de útero e de mama.

“Durante o mês de outubro nossas unidades de saúde estarão realizando exames de HPV, sífilis, hepatite B e C, bem como realizando a coleta de exames preventivos. Tudo isso destacando ainda as rodas de conversa e as palestras sobre este assunto tão relevante para a saúde da mulher”, afirma a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica.

Confira o cronograma de ações da campanha aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza

 

© 2022. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil